Ieda Ferreira De Souza, Samantha De Lima
Graduação / Pesquisa

Este trabalho é oriundo do projeto indissociável intitulado “Brinquedoteca do Curso de Licenciatura em Pedagogia: Espaço de Ensinar e Aprender”, que integra as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, vinculado ao curso de licenciatura em Pedagogia do Campus Farroupilha. Inicialmente, antes da pandemia de Covid-19, foi pensado para resgatar as questões do brincar na formação dos estudantes do curso e, também, se propondo a organizar um espaço físico apropriado para as brincadeiras e estudos acerca da temática, vislumbrando o atendimento dos estudantes e da comunidade do campus, em especial as crianças – filhos de servidores e de estudantes. Em virtude do momento pandêmico que vivemos desde março de 2020 o projeto se reinventou configurando-se em um espaço virtual, mantendo seu objetivo de ser um convite ao brincar e à interação de forma livre e espontânea, como de estudos dirigidos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para o desenvolvimento das ações nos valemos de uma metodologia multifacetada, operando através da pesquisa participante (BRANDÃO, 1988) e da pesquisa-ação (THIOLLENTE, 2011). O referencial teórico é sustentado por autores como: Brougére (2010), Cunha (2010), Kishimoto (2019), Pozas (2014) e Santos (2010). Em virtude da pandemia, o projeto desenvolveu suas ações de modo virtual, sendo algumas delas: postagens semanais de conteúdos no Instagram (@pedagogia_ifrs.farroupilha) onde almejamos contribuir na conscientização da comunidade para a importância do brincar e do brinquedo para a criança, no seu desenvolvimento afetivo, social e cognitivo e, na liberdade, criatividade e autonomia, estimulando adultos e crianças à diversão com brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais e/ou regionais, ensinando-os a produzir brinquedos e a resgatar brincadeiras e jogos antigos. Além das postagens, foram produzidos dois materiais compartilhados no site campus: “Estar em família no período de isolamento social: Educação, brincadeiras e rotinas com as crianças”, publicado em abril de 2020, que oferecia dicas de como tornar o convívio social mais lúdico e prazeroso durante a pandemia. E “Semana do Brincar: uma ação virtual do curso de Pedagogia” que abordou a importância de brincar e do seu impacto no desenvolvimento infantil. Outra ação resultante do projeto é a publicação do e-book “Notas sobre o brincar: experiências na constituição de uma brinquedoteca”, que será lançado em março de 2021. Faz-se importante registrar que o projeto tem mobilizado esforços para produzir, além das ações virtuais, materiais de referência na área. Como resultados iniciais, consideramos que as ações foram satisfatórias, uma vez que foi possível salvaguardar os objetivos principais do projeto, que eram de contribuir enquanto espaço lúdico e formativo, tanto aos nossos acadêmicos, como a comunidade que nos segue, no perfil oficial do curso e/ou no site do IFRS.

Brinquedoteca, Pedagogia, Formação de professores, Brincar, Ensinar-Aprender.