Detalhes do Trabalho
Título do Trabalho
LUDICIDADE, JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: CONSTRUINDO MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es)
Ana Julia Schaparini Dillmann, Denis Gripa
Nível / Modalidade
Graduação / Pesquisa
Resumo

O processo de alfabetização e letramento das crianças no ambiente escolar ainda é fortemente marcado por relações verticais, em que o docente fala e o educando permanece sentado e escutando. Apesar de grandes mudanças já terem sido realizadas, ainda há um longo percurso a ser trilhado com vistas a construção de ambientes que sejam de fato alfabetizadores, que propiciem experiências e interações com a escrita e que sejam carregados de significado para as crianças. Na maioria das vezes, as práticas educativas limitam a autonomia, a criatividade, a dinamicidade e a socialização da criança, habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento integral. Buscando encontrar mudanças para a qualificação do ensino-aprendizagem, um assunto muito estudado nos últimos anos é o uso dos jogos na educação, principalmente no processo de alfabetização. O lúdico oferece à criança a oportunidade de assimilar novos conhecimentos, de desenvolver a sociabilidade, a criatividade, além de aprimorar as suas habilidades motoras. Com o intuito de colaborar no processo de construção de conhecimento sobre a temática e de auxiliar o trabalho dos professores do ensino fundamental da rede municipal de educação de Farroupilha/RS, este projeto tem como objetivo desenvolver materiais didáticos sobre a ludicidade e os jogos no processo de alfabetização, correlacionando as percepções e demandas das(os) docentes com a proposta em questão. Este trabalho, enquanto uma pesquisa social de abordagem qualitativa, constitui-se metodologicamente a partir de duas etapas para a produção de dados. A primeira se refere à realização de pesquisa bibliográfica e documental sobre jogos, ludicidade e suas respectivas influências no processo de alfabetização. Posteriormente foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com os docentes de Farroupilha/RS com vistas à compreensão do contexto estudado. Atualmente, a pesquisa encontra-se na fase de análise dos dados, a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Espera-se, a partir desta análise, correlacionar os dados produzidos na pesquisa bibliográfica, na pesquisa documental e nas entrevistas realizadas, construindo subsídios para auxiliar na elaboração de materiais didáticos sobre a temática trabalhada. Os materiais produzidos serão compartilhados com as(os) docentes da rede municipal de Farroupilha/RS, criando condições para a reflexão sobre suas práticas pedagógicas, e posteriormente incrementando em suas práticas a ludicidade e os jogos fazendo uso do material produzido pela pesquisa, qualificando sua atuação docente e contribuindo no processo de ensino-aprendizagem de suas turmas.

Palavras-Chave
Alfabetização, Ludicidade, Jogos, Aprendizagem.