Livros didáticos de aritmética na imigração italiana do final do século XIX
Delma Tania Bertholdo
Pós Graduação / Pesquisa

A história da educação na época da imigração italiana no RS no final do século XIX retrata que a escolarização dos imigrantes e de seus filhos ocorreu de forma peculiar devido à carência de escolas e de professores, além do desafio da língua diferente da portuguesa. Relatos dizem que as aulas eram ministradas pelos imigrantes com mais conhecimento, embora haja registros de imigrantes professores. As aulas eram ministradas nas casas dos professores ou em locais construídos pela própria comunidade. Esses espaços, chamado de escolas étnicas-comunitárias, receberam pouca atenção do governo provincial, e foram organizadas, mantidas e frequentadas por italianos, com apoio financeiro e envio de materiais didáticos da Itália. Pouco se sabe sobre o conhecimento matemático ensinado à época. Diante do exposto foi desenvolvida a pesquisa que teve como questão: quais livros didáticos de aritmética circularam nas escolas étnicas da região de colonização italiana no Rio Grande do Sul no período inicial da imigração, como eram esses livros, que saberes matemáticos estavam presentes e como eram abordados, quem eram os autores e como tais livros se articulavam com os programas curriculares italianos e do Rio Grande do Sul? Neste contexto foram consultados os programas governativos do Rio Grande do Sul e da Itália para a aritmética da escola primária da época, buscando evidenciar possíveis entrelaçamentos metodológicos. Trata-se de uma pesquisa no campo da História da Educação Matemática, que se utiliza do livro didático de aritmética do final do século XIX como objeto de estudo na perspectiva da História Cultural, tomando como referência pesquisadores como Burke e Certeau. A busca e a análise dos livros didáticos enviados pelo governo italiano ao Brasil, que foram localizados, consultados e fotografados nas bibliotecas de Florença e Turim, se deu sob o viés da cultura escolar e do método indiciário de Carlo Ginzburg, dialogando com os estudos de Julia e Chartier. As obras enviadas ao Brasil foram de autoria de Grillo, Frattini, Bordiga, Pincherle e A & C. Os livros analisados atenderam aos programas governativos tanto da Itália como do Rio Grande do Sul. As obras apresentam diferenças entre si pois destinavam-se a anos escolares diferentes, no entanto, todas traziam dois pontos em comum e importantes para a escolarização dos jovens imigrantes: o sistema métrico decimal, em processo de implantação na época, e a presença de problemas aplicados ao contexto da vida cotidiana dos italianos, na maioria agricultores. A organização e abordagem dos conteúdos, em quatro dos cinco livros analisados, reflete a formação matemática dos seus autores, observado pela preocupação com o uso correto da simbologia e a enunciação de natureza teórica de alguns conceitos matemáticos. Essa pesquisa foi objeto da dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Matemática da UFRGS com o afastamento de 4 meses da pesquisadora, autorizado pelo IFRS Campus Farroupilha.

História da Educação matemática, Livro didático, Aritmética, Imigração italiana.