Diálogos entre a História e a Literatura: compreensão dos processos de independência de Angola e Moçambique por meio das obras de Pepetela e Paulina Chiziane
Camila Bortolotto, Poliana Antunes, Daniela De Campos
Graduação / Pesquisa

O projeto surgiu da necessidade de melhor compreender os processos de independência que ocorreram no continente africano na segunda metade do século XX. Com a emergência da Lei 10639/03 — que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira, além do estudo da História da África e dos Africanos — estudos e publicações sobre a história dos povos do continente africano vêm sendo incrementadas no país. No entanto, verifica-se que ainda é um tema pouco explorado pelos historiadores, o que se reflete na história ensinada na educação básica. Portanto, o projeto tem como objetivo examinar dois casos de independência colonial, em Angola e Moçambique, a partir da análise de obras literárias de dois autores, Pepetela e Paulina Chiziane, respectivamente. A escolha por esses países se deu pela facilidade de acesso às obras literárias, uma vez que originalmente são publicadas em língua portuguesa e também por terem sido colônias de metrópole que já exerceu seu controle no território brasileiro. Metodologicamente, são realizadas discussões semanais para analisar e compartilhar entendimentos sobre o conteúdo das obras e suas relações históricas, sociais e culturais. Os autores foram selecionados tendo em vista que os fatos históricos a serem examinados aparecem em suas obras e também por terem participado ativamente da luta pela libertação de suas nações. Embora os autores tratem sobre a independência de seus países, o que os diferencia também se torna relevante. Pepetela escreve a partir de sua visão masculina do que foi a guerra em Angola e numa narrativa que se aproxima da ocidental; Chiziane nos fornece um olhar feminino e muito impregnado de oralidade africana. A partir dessa metodologia, até o momento foi possível concluir as leituras de textos literários e históricos acerca de Moçambique e formular um documento escrito resumindo algumas leituras e aspectos sociais, históricos e culturais fundamentais nas obras lidas. A continuidade do trabalho seguirá para a pesquisa e estudo do caso angolano. Até o presente momento, o trabalho desenvolvido possibilitou o contato e construção de conhecimentos a respeito da história de duas realidades do continente africano, que devido a sua colonização, detém muitas semelhanças com a história do Brasil, bem como, a experienciação de uma literatura com a qual muitas pessoas não têm contato no nosso país, mesmo sendo uma escrita tão rica e construída na língua portuguesa.

História, Literatura, África, Independência.