O ATO DE FOTOGRAFAR: A PERCEPÇÃO DA PROFISSÃO DO ENÓLOGO REGISTRADA PELOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM VITICULTURA E ENOLOGIA
Vanessa Campana, Gisele Schwede
Graduação / Pesquisa

É evidente que cada vez mais os jovens, protagonistas do atual momento da humanidade, precisem tomar decisões sobre sua vida, ainda que muito cedo. Os jovens que ingressam em cursos técnicos integrados ao ensino médio possuem em média de 15 a 16 anos de idade. É neste momento que a sociedade requer do jovem que escolha o curso técnico dentre algumas opções. Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar a percepção inicial de alunos ingressantes no curso técnico em Viticultura e Enologia integrado ao Ensino Médio acerca dessa profissão. Torna-se necessário entender o que essa profissão representa ao aluno do curso técnico integrado, isto é, como os alunos do primeiro ano do curso Técnico Integrado de Viticultura e Enologia percebem a profissão do Enólogo. Os recursos metodológicos para a coleta dos dados foram a realização de fotografias pelos alunos, seguida por entrevista. Discute-se no estudo as reflexões sobre o que as imagens e seus discursos trazem de informações a respeito da profissão que é escolhida por jovens no momento de ingresso ao curso. Os resultados mostram três categorias de análise, que são: desenvolvimento de procedimentos, arranjos produtivos locais e inserção no mundo do trabalho. Esses jovens optam pelo curso para tentar ampliar, ainda que cedo, as possibilidades de ingresso qualificado no mundo do trabalho, para posteriormente terem melhores oportunidades de escolhas de novas profissões, em nível superior. A cultura da região em que se deu a pesquisa também valoriza a possibilidade de ampliação das chances de ingresso no mundo do trabalho com melhor remuneração. Do estudo realizado, foi possível produzir conhecimento sobre os caminhos que os jovens adotam para a escolha profissional e os principais fatores envolvidos nessas escolhas, como os arranjos produtivos locais. Os ingressantes do curso possuem conhecimento prévio das funções do enólogo, pois apareceram nas fotografias diversos setores em que o profissional pode estar inserido e atuando no mercado de trabalho. Os alunos possuem interesse em finalizar o curso, entretanto, não sabem se no futuro permanecerão na área, ou se darão continuidade a outros sonhos acadêmicos e profissionais.

Jovens, Escolha profissional, Técnico, Enólogo.