História e Literatura: entrelaçando saberes no Ensino Médio
Luana Bellini Klein, Daniela De Campos, Cinara Fontana Triches, Natália Muller Abich, Thomaz Zamboni
Médio - Técnico / Ensino

O presente projeto tem por premissa estudar a relação entre a História e a Literatura, analisando as possibilidades de utilização de obras literárias em sala de aula, especialmente romances, que têm como tema ou pano de fundo a História. Com isso pretende-se fomentar a melhor compreensão dos processos históricos e também incrementar o hábito de leitura dos alunos do Ensino Médio Integrado do Campus Farroupilha. Ao final do projeto almeja-se a produção de um guia de obras que estabelecem esse tipo de relação e que podem ser utilizadas pelos professores que atuam nesse nível de ensino. O projeto é resultado de reflexões e experiências anteriores desenvolvidas com alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio realizadas nos componentes curriculares de História e Literatura. Assim, este projeto se respalda em reflexões que dão conta da relação História e Literatura, mas também da noção de interdisciplinaridade na Educação, procurando compreender as áreas que compõem o currículo escolar de forma menos isolada. Metodologicamente, as atividades compreendem a pesquisa e leitura de textos acadêmicos disponíveis que relacionam a temática Ensino de História e Literatura, a busca de títulos e respectivos resumos de obras literárias, preferencialmente do gênero romance, bem como a leitura e análise de alguns desses textos. A partir da pesquisa e da seleção, será organizado um guia crítico que poderá ser utilizado como ferramenta de consulta para professores de ensino básico. Esse guia, a ser disponibilizado de forma virtual, conterá informações de referência dos livros, resumo da obra, contemplando seu aspecto histórico e possibilidades de uso didático. Como o projeto ainda está em andamento, não é possível indicar resultados finais, contudo já foram realizadas análises de obras que se situam em diferentes períodos históricos e o guia de obras está em elaboração. Por fim, compreende-se que relacionar História e Literatura pode ser um uma ação eficaz na busca por um ensino mais significativo, crítico e que forneça oportunidades aos alunos, especialmente aos das escolas públicas, acesso a um repertório literário mais abrangente, considerando especialmente o atual contexto brasileiro.

História, Literatura, Interdisciplinaridade.