Estilos de Aprendizagem dos estudantes dos cursos de graduação em Engenharia
Caroline Perroni, Luciane Torezan Viegas, Thiele Rodrigues Lemes Mietkewicz
Graduação / Ensino

O presente estudo se propõe a conhecer as diferentes maneiras com que os estudantes de cursos de graduação em Engenharia melhor aprendem, considerando a necessidade atual de formação de profissionais capazes de atuar e transformar a sociedade com competência. Pretende-se, com este projeto, identificar os estilos de aprendizagem principais dos estudantes dos cursos de graduação em Engenharia do campus Farroupilha do IFRS; relacionar os estilos de aprendizagem com as estratégias de ensino que favorecem o aprender destes estudantes. O Questionário VARK é aplicado há alguns semestres no campus Farroupilha, para conhecer as formas de aprendizagem dos estudantes. Deste modo, o projeto de ensino a que se refere este trabalho, contou com a participação das coordenações de curso e professores para definição da melhor forma de aplicação do questionário online nas turmas de estudantes, cuja participação foi incentivada, mas voluntária. Como a aplicação ocorreu em momento anterior à suspensão das atividades em função da pandemia Covid-19, houve uma importante mudança metodológica posterior: as coordenações de curso receberam os resultados individuais das aplicações dos questionários nos estudantes e nas turmas; em encontros online com os professores, apresentaram-se os gráficos dos resultados coletivos das turmas e houve discussão das implicações destes na escolha das estratégias de ensino. Em relação aos resultados das turmas do curso de Engenharia, uma delas apresentou o perfil auditivo como primeira opção, com 31,15% de estudantes e a outra turma apresentou o perfil cinestésico, com 47,22% de estudantes nesta modalidade. Os demais estudantes ficaram entre visuais e leitores-escritores, considerando-se que em uma turma, em geral, encontram-se estudantes com os quatro perfis principais. A preferência de aprendizagem auditiva de uma das turmas investigada, designa preferência por aprender através da audição e fala, bem como a utilização das variações no tom de voz de quem fala para memorizar e compreender informações. Ao ensinar, o professor pode explorar palestras, apresentações, rodas de conversas, entre outros, tanto de forma presencial como através do uso de tecnologias, como webconferências, vídeos e podcasts. Já na turma com maioria com perfil cinestésico, os estudantes apresentam preferência pela aprendizagem pela prática, com experiências em laboratórios, demonstrações, encenações, atividades múltiplas e qualquer outra que permita o movimento do corpo. Como resultados parciais deste estudo, a reflexão docente nos momentos online contemplou o quanto o perfil dos professores de graduação, muitas vezes se forma, ao longo de anos de estudos acadêmicos com a base de aprendizagem no estilo leitor-escritor, bem diferenciado do perfil dos estudantes, que preferem e aprendem melhor de outras formas. Disto resulta a necessidade de se escolher formas de ensinar que contemplem os quatro estilos de aprendizagem.

Estilos de Aprendizagem, VARK, Ensino.