Moodle Inclui: acessibilidade e inclusão no ensino remoto
Jadina Brummelhaus Cabrera, Murillo Perreira Azevedo
Médio - Técnico / Pesquisa

No contexto de educação inclusiva o grande desafio passa pela qualidade educativa, sendo necessária uma adaptação do ensino às características pessoais dos alunos(as) num ambiente menos restritivo possível. As dificuldades comunicativas das pessoas com deficiência se refletem na interação com os outros e consequentemente, no processo educacional. Sendo assim, torna-se necessário proporcionar, tão cedo quanto possível, um sistema alternativo ou aumentativo de comunicação, a fim de ultrapassar tais dificuldades e de forma a não privar as pessoas desta capacidade, já que estes sistemas podem ser o único meio de expressão (G NDARA, 2013). O Moodle Inclui propõe a criação e manutenção de ferramentas educacionais para atender algumas das necessidades das pessoas surdas ou cegas. Este objetivo geral pode ser dividido em objetivos específicos, entre estes a manutenção do canal NEaD IFRS Farroupilha no Youtube e o abastecimento deste com vídeos educativos registrados digitalmente pelos aparatos das Tecnologias da Informação e Comunicação, compartilhado socialmente pelos atores envolvidos no processo de ensino aprendizagem durante as APNPs. Em 2020 o projeto adaptou suas metas concentrando-se na plataforma on-line, procrastinando a inclusão da acessibilidade para um momento mais conveniente. Para tal, a estudante Jadina Cabrera focou sua atenção no canal NEaD IFRS Farroupilha no YouTube www.youtube.com/c/NEADIFRSFarroupilha, com a intenção de organizar os conteúdos existentes. Foram criadas playlists que dispõem os vídeos educativos em vídeos de curta duração de no máximo 15 minutos, para poupar a concentração dos espectadores. Durante as APNPs algumas aulas foram gravadas pelos professores, e algumas destas foram compartilhadas com o NEaD por meio do Google Drive. A metodologia utilizada pode ser caracterizada através dos processos descritos a seguir: Usando o software de edição audiovisual Lightworks são eliminados acidentes de gravação, inseridas vinhetas de introdução e créditos e renderizados em formato adequado às plataformas de streaming. Feito o upload das aulas no YouTube, são produzidas as artes digitais, chamadas thumbnails, que identificam a playlists. Na criação das artes foi utilizando o Canva, uma ferramenta de edição gráfica. Também foram adicionadas tags, que são usadas pelos buscadores da internet, acrescentadas descrições aos vídeos e os títulos foram formatados. O canal do NEaD no Youtube conta com 233 inscritos da comunidade interna e externa e mais de 150 vídeos educativos. Espera-se que os trabalhos desenvolvidos no projeto possam acompanhar os registros das APNPs tão importante nesse primeiro momento, suportar a demanda dos Educomunicadores envolvidos, promover os vídeos educativos não só entre a comunidade do campus Farroupilha e compartilhar por meio das plataformas disponíveis o ensino público, gratuito, de qualidade, e acessível assim que possível.

Moodle Inclui, acessibilidade, inclusão.