Empoderamento de meninas por meio de materiais escolares
Luana Pagel de Mello, Letícia Schneider Ferreira
Médio - Técnico / Extensão

O Programa de Extensão Gênero e Diversidade está vinculado a projetos como: produzir artesanatos, promover jogos, reuniões on-line, publicações na Internet e, inicialmente, atividades presenciais, com o fim de instigar discussões e reflexões sobre gênero, sexualidade e feminismo. A produção de cadernos com ilustrações e mensagens de empoderamento feminino, no intuito de distribuí-los para a Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves, é um recorte desses projetos. A finalidade é que estes sejam doados para meninas do fundamental I – faixa etária entre 5 a 8 anos – em situação de vulnerabilidade social, uma vez que este é um grupo muitas vezes exposto a situações de violência física e psicológica. A desigualdade entre os gêneros feminino e masculino e a necessidade de projetos sobre gênero e diversidade direcionados ao público infanto-juvenil – mais propício a aprender novos conceitos e habilidades – evidencia a importância de abordar temas como o empoderamento e a autoestima desde cedo. A escola é apropriada para debates sobre o assunto em questão, pois as crianças estão inseridas nesse ambiente por longos períodos e podem ser confrontadas com novas ideias e perspectivas. Entretanto, dada a situação pandêmica, não há a possibilidade de promover discussões e atividades presenciais. Então, se espera que a distribuição segura de cadernos com frases e imagens de empoderamento preencherá essa lacuna. O empoderamento feminino não se refere a uma perspectiva de “dar poder” às mulheres, mas sim está relacionado a estratégias individuais e coletivas que visam mudar a relação de poder e de domínio comumente observada na sociedade, a qual inferioriza a mulher. Nesse sentido, o objetivo desta ação é impactar e motivar meninas no ambiente escolar, estimular discussões sobre gênero e diversidade e encorajar as meninas a lutarem contra as imposições sociais que desvalorizam o feminino desde cedo. Por meio dos valores recebidos a partir de editais de fomento voltados às ações afirmativas promovidos pelo IFRS foi possível adquirir 60 cadernos que tiveram suas capas decoradas com imagens e frases de empoderamento feminino. As ilustrações foram selecionadas e elaboradas pelas bolsistas, voluntárias e demais participantes da extensão, e os materiais serão entregues ao Município pela coordenadora do Projeto. A ação ainda encontra-se em andamento, pois devido a situação de pandemia houve alguns percalços em sua consecução; entretanto, acredita-se que até o final do mês de fevereiro de 2021 tenha sido possível concluir a decoração dos cadernos adquiridos. Concluímos que é evidente a necessidade de projetos voltados à conscientização sobre questões de gênero logo na infância, ressaltando que papeis sociais são historicamente construídos e que é fundamental combater qualquer processo de marginalização feminina. Assim, mesmo que de maneira sutil, as meninas podem crescer sabendo que seu lugar é onde elas quiserem e que são livres para tomar suas próprias decisões.

Empoderamento de Meninas, Materiais Escolares, Gênero e Sexualidade.