VALIDAÇÃO DE PADRÕES DE DUREZA ATRAVÉS DE COMPARAÇÃO BILATERAL
Cecília Sartori, Lisiane Trevisan, Daniel Antonio Kapper Fabricio
Médio - Técnico / Pesquisa

O ensaio de dureza é um dos ensaios mecânicos destrutivos mais utilizados pela indústria metalmecânica. Para a medição de dureza, é realizada a aplicação de uma carga na superfície da peça, com um penetrador (indentador) de dimensões padronizadas. Esta aplicação da carga executa uma marca de impressão, que depende da carga aplicada e do indentador utilizado. Posteriormente, essa marca deve ser medida com auxílio de lupa e assim relacionada ao valor de dureza. De forma a obter uma maior confiabilidade das medições, é importante o uso de padrões de verificação a rotina laboratorial. As verificações auxiliam também no atendimento ao requisito de garantia da qualidade da NBR ISO/IEC 17025, que solicita que os laboratórios de ensaio utilizem métodos estatísticos para monitorar a qualidade das análises. Nesse sentido, em 2017, foram desenvolvidos padrões de dureza para o campus Farroupilha do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Para garantir a confiabilidade dos padrões de verificação e dos equipamentos da instituição, será realizado um estudo bilateral, comparando os valores de dureza dos padrões medidos no IFRS e em um laboratório pertencente à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio, que possui acreditação para a execução de medições de dureza. Nesse estudo, serão realizadas 10 medidas do padrão em cada um dos laboratórios, sendo esses valores posteriormente comparados através do teste estatístico de Análise de Variância, visando verificar se as diferenças dos valores medidos no IFRS e no outro laboratório possuem diferenças significativas frente ao erro aleatório. Essa comparação será realizada a um nível de confiança de 95%. Como resultado, espera-se que as diferenças entre os laboratórios não sejam significativas, permitindo assim validar os durômetros do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e, além disso, atender ao requisito de garantia da qualidade da NBR ISO/IEC 17025.

Garantia da qualidade, Dureza, Padrões de verificação.