Detalhes do Trabalho
Título do Trabalho
Software/Aplicativo mobile para gestão de micro empreendimentos
Autor(es)
Felipe Foppa, Ricardo Augusto Manfredini
Nível / Modalidade
Graduação / Ensino
Resumo

Este trabalho possui o intuito de desenvolver um software/aplicativo gratuito para plataformas móveis, o qual será capaz de auxiliar pequenos empreendedores a possuírem maiores controles sobre seus estabelecimentos, como controles de estoques, clientes, caixa, agenda e algumas rotinas mais que possam possuir pequenos estabelecimentos, sem a necessidade de aquisição de equipamentos de informática nos primeiros anos da empresa, sendo necessário apenas um Smartphone para sua execução.
Conforme dados de uma pesquisa do IBGE(2016), a cada 10 microempresas que abrem no Brasil, 6 fecham em menos de 5 anos, ou seja, 60% das empresas enceram suas atividades em menos de meia década. A causa das falências são as mais diversas, mas a principal é a falta ou a gestão desqualificada de todas as tarefas referentes aos empreendimentos.
O software/aplicativo tem o objetivo de ser totalmente mobile, com todas as tarefas adaptadas para um layout mobile, simples e amigável, e utilizar de alguma persistência de dados em nuvem. Serão estudadas para determinadas funções do software API’s para sincronização com outros sistemas. O principal objetivo é que o microempreendedor possa possuir uma ferramenta útil para gestão de seu negócio, sem que este necessite realizar investimentos nos primeiros anos de atividade.

Palavras-Chave
Aplicativo, API, Gestão.