O PEnsE 2021 será realizado de 14 a 16 de dezembro de 2021 no formato virtual. Contará com a apresentação de trabalhos oriundos de ações de ensino, pesquisa e/ou extensão realizados por servidores(as) e estudantes do IFRS e também pela comunidade externa. O evento ocorre em meio à retomada gradual das atividades acadêmicas de forma presencial, avaliando os impactos da realidade do isolamento social imposta pela pandemia da COVID-19 e em que estudantes, servidores e a comunidade externa, as quais estabeleceram uma nova relação, fortemente mediada por meios digitais. A pauta é de incansável debate, de fácil contextualização e com capacidade de mobilizar trabalhos de diversos níveis de aprofundamento. O site oficial do PEnsE 2021 pode ser acessado em ifrs.edu.br/farroupilha/pense.
LINKS IMPORTANTES:
- Regulamento do PEnsE 2021 (link)
- Respostas a perguntas frequentes (link)
TODOS os participantes do PEnsE 2021 devem inscrever-se nesta atividade para receber certificado de participação.
Para a realização da inscrição como ouvinte é preciso cadastro no SIF: https://web.farroupilha.ifrs.edu.br/sif/geral/login/.
Dúvidas? pense@farroupilha.ifrs.edu.br
Data | Hora Início | Hora Fim | Carga Horária |
---|---|---|---|
14 de Dezembro de 2021 | 14:00 | 15:30 | 1,50 |
14 de Dezembro de 2021 | 16:00 | 17:30 | 1,50 |
14 de Dezembro de 2021 | 19:00 | 20:30 | 1,50 |
14 de Dezembro de 2021 | 21:00 | 22:30 | 1,50 |
15 de Dezembro de 2021 | 08:30 | 10:00 | 1,50 |
15 de Dezembro de 2021 | 14:00 | 15:30 | 1,50 |
15 de Dezembro de 2021 | 16:00 | 17:30 | 1,50 |
15 de Dezembro de 2021 | 19:00 | 20:30 | 1,50 |
16 de Dezembro de 2021 | 08:30 | 10:00 | 1,50 |
16 de Dezembro de 2021 | 10:30 | 12:00 | 1,50 |
16 de Dezembro de 2021 | 14:00 | 15:30 | 1,50 |
16 de Dezembro de 2021 | 19:00 | 20:30 | 1,50 |
Consiste na apresentação virtual dos trabalhos realizados pela comunidade interna e externa ao IFRS em ações que envolvam pesquisa, ensino e/ou extensão para uma banca avaliadora e público em geral. Esta atividade será organizada em forma de sessões virtuais, nas quais serão exibidos vídeos gravados pelos apresentadores expondo seu trabalho, seguido de momentos para discussão e interação com a banca avaliadora. Cada trabalho deve conter ao menos um(a) orientador(a), que deve ser docente ou técnico administrativo em educação. A atividade gera certificado para os(as) apresentadores(as) e publicação dos resumos nos anais do evento.
FORMATO DE PUBLICAÇÃO: RESUMO SIMPLES
Consiste na apresentação virtual dos trabalhos realizados pela comunidade interna e externa ao IFRS em ações que envolvam pesquisa, ensino e/ou extensão para uma banca avaliadora e público em geral. Esta atividade será organizada em forma de sessões virtuais, nas quais serão exibidos vídeos gravados pelos apresentadores expondo seu trabalho, seguido de momentos para discussão e interação com a banca avaliadora. Cada trabalho deve conter ao menos um(a) orientador(a), que deve ser docente ou técnico administrativo em educação. A atividade gera certificado para os(as) apresentadores(as) e publicação dos resumos nos anais do evento.
FORMATO DE PUBLICAÇÃO: RESUMO EXPANDIDO
A Mostra de Arte e Cultura consiste na exposição, em formato virtual e para o público em geral, de trabalhos realizados pela comunidade interna e externa ao IFRS em ações que envolvam manifestações artísticas, tais como literatura, dança, música, teatro e artes visuais. A atividade gera certificado para os(as) autores(as).
14-12-2021 (terça-feira) - 14h às 18h (4 horas)
Ministrantes: Daniela da Silva Salles
Descrição: Esta Oficina de Redação tem como objetivo auxiliar na produção textual exigida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que se tornou porta de entrada para muitas instituições de ensino superior no país. Pensando na objetividade e na pontualidade estabelecidas como metas da Oficina, iremos tratar de aspectos fundamentais para a escrita de um bom texto, analisando a estrutura textual que deve ser seguida, contemplando as exigências feitas, trazendo dicas e exemplos de textos que atingiram excelentes notas.
Pré-requisito: Não há pré-requisitos.
Local de realização: Sala 105.
15-12-2021 (quarta-feira) - 8h às 12h (4 horas)
Ministrantes: Paulo Oliveira Junior
Descrição: A presente oficina, pretende trazer à tona de que forma a Economia está presente em nosso cotidiano, ou seja, contextualizar as ciências econômicas no dia a dia das pessoas. Para tanto, irá trabalhar com importantes conceitos presentes nas políticas públicas, com o objetivo de esclarecer termos específicos da área, desvendando ferramentas, taxas de juros, políticas fiscais e monetárias. Essa oficina também pretende abordar o comportamento do consumidor, famílias e empresas, detalhado o fluxo circular ao identificar como os agentes tomam suas decisões e relacionam-se na produção e distribuição de bens e serviços, escolas de pensamento e a intervenção do Estado na Economia. Nessa direção, a ênfase será na associação entre as situações cotidianas e os princípios que norteiam a visão econômica da realidade.
Pré-requisito: Não há pré-requisitos.
Local de realização: Sala 212.
16-12-2021 (quinta-feira) - 14h às 15h30 (1 hora e 30 minutos)
Ministrantes: Jesiane Lutz - Estudante do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Bolsista do Programa Leituras e Vivências Afirmativas no IFRS - Campus Farroupilha; Maicol Ortiz - Estudante do curso Tecnologia em Processos Gerenciais e Bolsista do Programa Leituras e Vivências Afirmativas no IFRS - Campus Farroupilha; Julien Ribeiro - Estudante do Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio.
Descrição: O projeto “Afirmar para Educar na Diversidade” oportunizou o debate com vistas à sensibilização e enfrentamento da linguagem e das atitudes sexistas, machistas, transfóbicas, homofóbicas, racistas e capacitistas. Como ações do projeto, foram desenvolvidos pelo Grêmio Estudantil e pelo Programa Leituras e Vivências Afirmativas materiais, tais como cards e textos reflexivos para postagens nos perfis dos Núcleos, e foi ofertada uma oficina afirmativa dos Núcleos (NAPNE, NEABI e NEPGS) e CAE, articulados com o Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados e Grêmio Estudantil, para as três turmas de primeiro ano do Ensino Médio Integrado do nosso campus. Esta oficina tem por objetivo socializar o percurso realizado no projeto e partilhar os materiais gráficos criados pelos bolsistas do Programa Leituras e Vivências Afirmativas no IFRS - Campus Farroupilha em parceria com o Grêmio Estudantil Anísio Teixeira, além de divulgar as campanhas criadas pelos alunos dos primeiros anos do Técnico Integrado ao Ensino Médio. Objetivamos apresentar as produções e debater acerca das temáticas abordadas de modo a ampliar para toda a comunidade a discussão sobre importância em combater atitudes discriminatórias, promovendo, assim, a educação para a diversidade.
Infraestrutura digital necessária: Dispositivo conectado à internet. Plataforma Google Meet.
Pré-requisito: Não há pré-requisitos.
Link de acesso à oficina virtual (Google Meet): https://meet.google.com/jvy-piby-wnm
14-12-2021 (terça-feira) - 19h às 21h (2 horas)
Ministrantes: Murillo Azevedo: Mestre em Ensino de Ciências; Jenifer Jonson: Estudante do quarto ano de Informática; Juliana Junges: Estudante do segundo ano de Engenharia de Controle e Automação.
Descrição: Será oferecida a oportunidade de trabalhar com a plataforma de reuniões e apresentações online, com a possibilidade de transmitir pelo youtube, facebook e outras mídias.
Infraestrutura digital necessária: Dispositivo conectado à internet; Plataforma Google Meet.
Pré-requisito: Informática básica.
Link de acesso à oficina virtual (Google Meet): https://meet.google.com/yzu-npat-hjt
15-12-2021 (quarta-feira) - 19h às 22h (3 horas)
Ministrantes: Rodrigo Martini Riboldi - Engenheiro de Controle e Automação, especialista em Indústria 4.0 e especialista em Big Data e Data Science. Cientista de dados na empresa GAVB Consulting | Grupo Boticário.
Descrição: Workshop introdutório e com apresentação de exemplos de aplicações de ciência de dados, para posterior execução de um processo interativo de segmentação de clientes em diferentes grupos.
Infraestrutura digital necessária: Dispositivo conectado à internet; Plataforma Google Meet.
Pré-requisito: Não há pré-requisitos.
Link de acesso à oficina virtual (Google Meet): https://meet.google.com/suq-uiro-tue
16-12-2021 (quinta-feira) - 19h às 22h (3 horas)
Ministrantes: Gustavo Künzel - Professor de Eng. de Controle e Automação do IFRS - Campus Farroupilha, doutor em Eng. Elétrica. Envolvido com música, composição, produção, instrumentos e tecnologia musical desde os 11 anos.
Descrição: Desde 1960 o sintetizador eletrônico é utilizado na música para criação de timbres e efeitos sonoros. Nesta oficina serão apresentados aspectos básicos da matemática, física ondulatória, teoria musical, formas de onda e princípios de eletrônica que regem o seu funcionamento. A oficina também irá oferecer uma experiência subjetiva através da audição dos timbres, efeitos e contextualização do uso nos estilos diversos e na produção musical. Irá proporcionar também um espaço de discussão de possibilidades de uso para o ensino, indicando ferramentas, projetos e experimentos que podem ser desenvolvidos utilizando tecnologias como Arduino e softwares matemáticos, simuladores e outros de produção musical. .
Pré-requisito: Conhecimentos mínimos de física ondulatória e matemática.
Local de realização: Sala 105.
14-12-2021 (terça-feira) - 14h às 17h (3 horas)
Ministrantes: Mara Zeni Andrade.
Descrição: Pesquisa-ciência e inovação / Sistema Nacional e Internacional de Proteção da Produção Intelectual (Patentes, Marcas, Desenho industrial, Indicação de Origem, direito de autor... ). Importância e História de alguns inventos. Transferência de conhecimento e tecnologias.
Infraestrutura digital necessária: Dispositivo conectado à internet; Plataforma Google Meet.
Pré-requisito: Não há pré-requisitos.
Link de acesso à oficina virtual (Google Meet): https://meet.google.com/tgf-yoxp-nyb
16-12-2021 (quinta-feira) - 16h às 18h (2 horas)
Ministrantes: Ione dos Santos Canabarro Araujo: ; Elcimar Pessoa Rocha: prof. Física do IFBA - Campus Eunápolis, possui licenciatura e mestrado em Física, Faz parde do GEDEP-Fís e do GEPeFis/IFBA; Kleber da Luz Bastos: Prof. do IFAM-CMC, possui graduação em licenciatura plena em Física e Especialização em Docência do Ensino Superior, faz parde do GEDEP-Fís; Nelson Barrelo Jr.
Descrição: Esta oficina é virtual na plataforma Zoom com três momentos distintos. Primeiramente os participantes e equipe se encontram numa sala onde ocorre uma palestra sobre os exoplanetas, envolvendo a parte histórica, a forma de detectar exoplanetas e o panorama atual das pesquisas desenvolvidas na área. Na sequência, os participantes são distribuídos em grupos menores em salas distintas (na mesma plataforma) junto a equipe de apoio. Nesse momento, a partir da análise de dados reais de observação celestes os participantes fazem exercícios práticos de análise de dados, obtendo resultados (tipo de exoplaneta, tamanho aproximado e velocidade de órbita) que serão interpretados e discutidos neste grupo menor. Por fim todos os participantes são novamente reunidos em plenária, onde são convidados a partilhar as discussões anteriores com os demais participantes. O Palestrante/Moderador encaminhas as discussões de modo a fomentar novas perguntas e conclusões.
Infraestrutura digital necessária: Dispositivo conectado à internet, webcam e microfone. Plataforma Google Meet..
Pré-requisito: Dispositivo conectado à internet; Plataforma Zoom. (Atenção: Instalem o zoom em seus dispositivos antes da atividade, link: https://zoom.us/download.)
Link de acesso à oficina virtual (Zoom): https://us02web.zoom.us/j/84129170697
15-12-2021 (quarta-feira) - 14h às 17h (3 horas)
Ministrantes: Carlos Alberto Nascimento da Cruz, Claudia Maria Mazzotti da Cruz e Jaqueline de Lima.
Descrição: Contextualização a respeito do tema Inclusão / Pessoa com deficiência. Qual o papel da escola neste contexto e quais os direitos legais que amparam essa demanda.
Infraestrutura digital necessária: Dispositivo conectado à internet, webcam e microfone. Plataforma Google Meet.
Pré-requisito: Não há pré-requisitos.
Link de acesso à oficina virtual (Google Meet): https://meet.google.com/opj-ncsk-wnp. (NOVO LINK!!! PARA CONTINUAÇÃO DA SESSÃO)
(PARTE 1) 14-12-2021 (terça-feira) das 13h30 às 16h (2 horas e 30 minutos)
(PARTE 2) 15-12-2021 (quarta-feira) das 13h30 às 16h (2 horas e 30 minutos)
Ministrantes: André Pacheco Meurer - Me, Engenheiro de Controle e Automação; Patrick Escalante Farias - Dr, Engenheiro Eletricista; Marcelo Schardong - bolsista, discente do curso de Engenharia de Controle e Automação; Rafael Corrêa - Dr, Engenheiro Eletricista.
Descrição: Essa oficina tem intuito de ofertar práticas de laboratório para os alunos do curso técnico que não tiveram oportunidade de realizar as aulas durante a pandemia. Circuitos CC: Práticas de Laboratório, associação de resistores, capacitores e indutores. Medição de corrente contínua. Circuitos CA: Práticas de Laboratório, montar, mediar e associar circuitos em corrente alternada.
Pré-requisito: Oficina destinada aos alunos do 2° ano do curso Técnico Integrado em Eletromecânica.
Local de realização: Laboratórios 217 e 215.
(PARTE 1) 14-12-2021 (terça-feira) das 19h às 22h (3 horas)
(PARTE 2) 16-12-2021 (quinta-feira) das 19h às 22h (3 horas)
Ministrantes: Roberto Valmorbida de Aguiar - Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Ciências Ambientais, Mestre em Ecologia, Doutor em Agronomia, Pós-Doutorando em Botânica. Professor EBTT do IFRS - campus Sertão.
Descrição: A proposta da oficina intitulada “descomplicando a estatística” busca através de um referencial teórico e prático, desmistificar a preconcepção sobre essa área do conhecimento. Ela é dividida em dois momentos, sendo o primeiro teórico e o segundo prático. No primeiro momento são abordados conceitos teóricos da estatística descritiva e inferencial, procurando destacar a sua lógica com ênfase na interpretação de seus resultados e não, nas suas fórmulas matemáticas. No segundo momento é apresentado o software livre Bioestat 5.3. A partir do uso do Bioestat são feitos vários testes estatísticos referenciados na parte teórica da oficina, como também, construção de gráficos explicativos. Não é necessária a instalação do software para participar da oficina, ficando como opção do participante o uso do programa.
Infraestrutura digital necessária: Dispositivo conectado à internet, webcam e microfone. Plataforma Google Meet. Os participantes podem instalar o software livre Bioestat 5.3 (não obrigatório) no endereço: https://www.mamiraua.org.br/downloads/programas/. O uso do software no momento prático por parte do ouvinte, pode facilitar o entendimento da oficina.
Pré-requisito: Não há pré-requisitos.
Link de acesso à oficina virtual (Google Meet): https://meet.google.com/tvm-qorj-ndu
14-12-2021 (terça-feira) - 8h45 às 10h15 (1 hora e 30 minutos)
Ministrantes: Marcus Flavio Dutra Ribeiro e Solana Corrêa (Idealizadores e Coordenadores do Movimento Negro Raízes);
Equipe de apoio: Daniela de Campos (Docente de História/ IFRS - Campus Farroupilha), Jesiane Lutz de Carvalho (Estudante do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio; Bolsista do Programa Leituras e Vivências Afirmativas no IFRS Campus Farroupilha), Maicol Domigues Ferreira Ortiz (Acadêmico do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais; Bolsista do Programa Leituras e Vivências Afirmativas no IFRS Campus Farroupilha), Mônica de Souza Chissini, (Docente da área de Letras; Coordenadora do NEABI/ IFRS - Campus Farroupilha).
Descrição: Esta oficina objetiva discutir acerca da cultura negra no Rio Grande do Sul, buscando problematizar as ausências das narrativas e culturas negras na história e cultura do Rio Grande do Sul. A atividade conta com a participação do Movimento Negro Raízes, de Bento Gonçalves/RS e visa a promover o debate para a afirmação e reconhecimento das trajetórias e contribuições dos povos negros para uma educação e sociedade antirracista.
Pré-requisito: Não há pré-requisitos.
Local de realização: Auditório do IFRS Campus Farroupilha
16-12-2021 (quinta-feira) - 10h às 11h30 (1 hora e 30 minutos)
Ministrantes: Amanda Natália da Silva (Estudante do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio), Eduarda Portella Gallina (Estudante do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) e Mônica de Souza Chissini (Mestra em Educação; Docente da área de Letras/ IFRS - Campus Farroupilha).
Descrição: O objetivo desta oficina é apresentar o projeto de aula Esquete: rir é um ato de resistência, desenvolvido no componente de Língua Portuguesa III, pela turma de terceiro ano do curso de Administração Integrado ao Ensino Médio no IFRS - Campus Farroupilha, em 2021. Para tanto, pretendemos socializar o percurso e as produções audiovisuais realizadas. Assim, caracterizaremos o gênero esquete e apresentaremos o caminho percorrido pela turma em todas as etapas; desde o estudo, planejamento e elaboração do roteiro até a produção audiovisual e culminância com sessão de apresentações dos esquetes. A atividade objetiva evidenciar o potencial do gênero para a aprendizagem baseada em projetos e refletir sobre a importância do humor em tempos adversos. .
Infraestrutura digital necessária: Dispositivo conectado à internet; Plataforma Google Meet.
Pré-requisito: Não há pré-requisitos.
Link de acesso à oficina virtual (Google Meet): https://meet.google.com/gmn-awhx-jwo
(PARTE 1) 14-12-2021 (terça-feira) das 19h às 23h (4 horas)
(PARTE 2) 15-12-2021 (quarta-feira) das 19h às 23h (4 horas)
Ministrantes: Frederico Casara Antoniazzi
Descrição: Apresentação do software Matlab e sua sintaxe de programação, bem como alguns outros recursos como Simulink e outras ferramentas alternativas..
Pré-requisito: Não há pré-requisitos.
Local de realização: Laboratório 307.