OBMEP na Escola - uma experiência inovadora
Josias Neubert Savóis
Médio - Técnico / Extensão

O programa OBMEP na Escola seleciona professores de Matemática com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino da Matemática nas escolas públicas do país, estimulando a adoção em sala de aula de novas práticas pedagógicas e do material didático produzido pela OBMEP, e incentivando a criação de atividades extraclasse vinculadas às provas da Olimpíada. Os professores recebem formação para ministrar as atividades e apresentam relatórios mensais através de sítio eletrônico disponível para auxiliar as ações do programa. Contam também com material da OBMEP, apostilas do Programa de Iniciação Científica (PIC) e podem ser convidados a ministrar aula para alunos medalhistas da Olimpíada de Matemática. O problema que se extrai desta atividade é: será que as práticas pedagógicas adotados no programa são inovadoras e será que o material produzido pela OBMEP contribui para a aplicação dessas práticas? Assim, o objetivo deste trabalho é mostrar que, de fato, as atividades desenvolvidas no programa OBMEP na Escola são de caráter inovador, com práticas de ensino que contribuem fortemente para o ensino e aprendizagem da matemática, e com a adoção de um material didático que quebra paradigmas do atual conjunto de estratégias e metodologias utilizadas no ensino de matemática nas escolas públicas do país. A metodologia consiste em um relato de experiência das atividades desenvolvidas neste programa nos anos de 2016 e 2017, no IFRS Campus Osório, onde esta ação é trabalhada como um projeto de extensão. São atendidos alunos do 8º e 9º ano de escolas municipais e estaduais da região, e alunos do ensino médio do IFRS. O material didático utilizado apresenta principalmente três diferenciais: escrita com rigor matemático indiscutível; foco em conteúdos que em muitas vezes não fazem parte da grade curricular da maioria das escolas ou fazem parte, mas não são trabalhados efetivamente; valorização do raciocínio lógico, interpretação de problemas envolventes e resolução dos mesmos por métodos ou caminhos flexíveis. Estes fatores permitem aos alunos abordagens livres e não convencionais na resolução de problemas, aprimorando as resoluções e escrita matemática de acordo com o aprofundamento nos estudos, e também o estudo de conteúdos interessantes, atrativos e desafiadores, que servem como motivação para o estudo, tais como os problemas de aritmética, análise combinatória e probabilidade e questões de geometria intrigantes e diversificadas. Outro destaque em relação aos conteúdos é que foram trabalhados com alunos do 8º ano do ensino fundamental, conteúdos estes que são estudados no 9º ano ou somente no ensino médio. Assim, foi possível concluir que este programa traz uma nova maneira de se ensinar e aprender matemática, desmitificando conceitos adotados para a seleção e classificação de conteúdos por série, tornando possível a apresentação da matemática divertida e atrativa, e atingindo com êxito o objetivo de melhorar o ensino de matemática no país.

OBMEP, Material Inovado, Ensino de Matemática.