Detalhes do Trabalho
Título do Trabalho
Criação de um painel de instrumentos para motocicleta Honda modelo CRF230
Autor(es)
Dayan Morás, Everton Scheibler, Ivan Jorge Gabe
Nível / Modalidade
Graduação / Ensino
Resumo

Muitas pessoas buscam na prática das trilhas um momento de relaxamento longe do stress das cidades e encontram nessas atividades um momento para se estar com a família e amigos e em contato com a natureza. Motocicletas como a Honda modelo CRF230 são produzidas nacionalmente e destinadas ao uso off-road, sendo ideais para essa prática. Como são motocicletas que não podem ser emplacadas e utilizadas em estradas pavimentadas, não há exigências quanto à iluminação (luzes de freio, piscas...) nem instrumentação (velocímetro, hodômetro...) tornando assim, uma motocicleta mais acessível na sua aquisição, muito popular e de manutenção simples. Entretanto, alguns instrumentos se fazem necessários desde a aquisição da motocicleta. Um exemplo é o horímetro (ou hodômetro) para se ter a informação de quando o óleo do motor deve ser trocado, ou quando alguma manutenção preventiva deve ser realizada. Alguns usuários optam por não instalar e assim realizam trocas constantes de óleo gerando, em alguns casos, impactos ambientais como a contaminação de água e do solo, caso esse óleo não seja descartado adequadamente. Em outros casos, acabam esquecendo de trocar o óleo causando assim problemas de desgaste prematuro em componentes do motor culminando, nos casos mais graves, na necessidade da substituição/reforma de componentes do mesmo. A ideia proposta é a criação de um painel de instrumentos na disciplina de projeto integrador, confiável, robusto, de baixo custo e de de fácil instalação. O painel deverá apresentar, além do horímetro, as seguintes informações: marcha atual, velocidade, rpm do motor, hora, hodômetro e métricas de desempenho. Será utilizado nesse projeto, um Arduino MEGA para o controle das funções e um display LCD de 3,2” com um forte backlight para apresentação dos dados, haverá um RTC que utiliza comunicação I2C para registos em função do tempo. A leitura da velocidade será realizada por um sensor de efeito Hall e um imã preso na roda dianteira. A rotação do motor será lida através do sinal de tensão do alternador. A marcha atual será a combinação de duas chaves mecânicas ligadas à alavanca de troca de marchas e o sinal de neutro existente na motocicleta. Um dos problemas que precisa ser solucionado é o provável aquecimento devido o enclausuramento absoluto dos sistemas, pois não há qualquer interação com o ar externo de maneira direta. A proposta sugere a utilização de um invólucro em alumínio usinado em máquinas CNC pois, além de ser muito resistente, promove a troca térmica de maneira mais eficaz do que por exemplo o plástico. Atualmente o projeto elétrico e mecânico já estão desenvolvidos. Até o fim do projeto espera-se concluir o protótipo, sua programação e validação. Espera-se obter isso ao submeter o equipamento à testes práticos em situações reais com a presença de poeira, barro, submersão, e impactos. Posteriormente, comercializar o equipamento dando inicio ao processo de criação de um empresa.

Palavras-Chave
Instrumentação, motocicleta, Arduino, LCD, Honda.