Um Estudo de Caso realizado em Sistemas de Informação relacionado à Lanchonete do IFRS Campus Farroupilha
Leticia Gobbi Da Silva, Dênyan Silvestri Hoffmann, Maria Helena Schneid Vasconcel Vasconcelos
Médio - Técnico / Ensino

Ao longo das aulas de Sistemas de Informação, o primeiro ano do Ensino Médio do IFRS Campus Farroupilha estudou a teoria do Estudo de Caso, que consiste em, resumidamente, uma investigação feita a partir da recolha de informações. A partir disso, foi proposto um trabalho prático onde a turma foi dividida em grupo e cada um destes escolheu um setor do Campus para realizar o estudo. Este resumo tem com objetivo um Estudo de Caso referido à lanchonete do Campus. O objetivo do estudo era descobrir que tipo de melhorias poderiam ser feitas para melhorar a clientela do local. Os proprietários do estabelecimento foram entrevistados e as informações coletadas foram reunidas em um relatório. Segundo o entrevistado, a lanchonete não possui fornecedores de produtos, os alimentos são comprados diretamente do comércio, ou seja, em supermercados, e o dinheiro gasto para tal sai diretamente do bolso dos proprietários. O controle de vendas da lanchonete é efetuado por meio de notas eletrônicas e cartões de crédito. Ao contrário de muitos outros estabelecimentos, a lanchonete não possui um servidor com Software que auxilie na organização e controle de produtos. Seu horário diário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das seis horas da manhã às dez horas da noite. O estabelecimento recebe, em média, cem clientes diariamente, sendo eles alunos, professores, funcionários do Campus e também pessoas que não fazem parte da Instituição. No total são cinco pessoas que trabalham ou auxiliam ali, sendo duas destas administradoras. O local da lanchonete é disposto pelo Campus, no entanto, o lucro das vendas não é direcionado ao mesmo. Os donos da lanchonete pagam um aluguel mensal pelo espaço, portanto o lucro e os prejuízos também são responsabilidade deles. As Tecnologias de Informação utilizadas pelo estabelecimento limitam-se a uma máquina de cartão de crédito, uma impressora térmica para serem impressas as notas fiscais e um caixa inteligente. Conforme pode-se observar, a qualidade de atendimento poderia ser melhorada a partir da ampliação do espaço local, facilitando também o trabalho e o conforto dos funcionários. Além disso, um servidor com Software destinado ao controle de produtos e estoque facilitaria na organização da loja. A lanchonete poderia também poupar dinheiro se obtivesse parceria com um fornecedor de alimentos e ingredientes para seus produtos caseiros. Pode-se também serem feitas promoções e maior diversificação de produtos para despertar o interesse dos clientes. Com base na pesquisa, pode-se observar que o Campus dispõe de um estabelecimento de fim alimentício de boa qualidade. E embora alguns aspectos possam ser melhorados, é um local de constante movimentação e de boa qualidade.

Estudo de Caso, Lanchonete, Melhorias.