Monitoria para disciplinas de programação e de algoritmos
Eduardo Toffolo, Leonardo Bortolini, Gabriel Müller, Sergio Brunetta Junior, Otávio Farinon, Rafael Vieira Coelho
Médio - Técnico / Ensino

O projeto de monitoria para disciplinas de programação e de algoritmos visa o auxílio aos alunos matriculados em disciplinas que contenham programação de computadores em sua ementa. Atualmente se evidencia a deficiência da educação das ciências exatas. De maneira mais restrita, o ensino de lógica de programação é considerado problemático por parte dos alunos, o que pode levá-los a desistência do curso. Entre os fatores causais, destaca-se o alto número de alunos por turma e a falta de conhecimento base. Isto pode acarretar em um atendimento ineficiente por parte do professor. Sendo assim, ao disponibilizarmos monitores, estamos agilizando o processo de resolução de dúvidas e oferecendo a oportunidade de consultas nos turnos contrários, o que pode reduzir o número de repetências e desistências. Além disso, o monitor também se beneficia pelo projeto por aprofundar o conhecimento em relação ao conteúdo da disciplina e desenvolve habilidades didáticas através da experiência. O monitor tem acesso aos conteúdos de maneira prévia, facilitando assim as consultas feitas pelos alunos. São utilizados softwares de programação e pesquisas em materiais bibliográficos. As consultas podem ser feitas durante as disciplinas contempladas pelo projeto ou durante os horários de atendimento estabelecidos no turno inverso, havendo certa flexibilização. Os cursos contemplados pelo projeto até o presente momento são: (1) Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (Algoritmos e Programação II); (2) Engenharia de Controle e Automação/Mecânica (Algoritmos e Programação II); e (3) Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Algoritmos, Programação II, Paradigmas de Linguagem de Programação, Desenvolvimento de Sistemas I e Estrutura de Dados). No total, foram atendidos aproximadamente 230 alunos em um período de 4 meses e meio, tendo como monitores 2 bolsistas e 2 voluntários. Como resultado parcial, podemos destacar o desempenho obtido pela turma ingressante em 2016 (INT2) do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio na disciplina de programação II se comparado com a turma ingressante em 2015 (INT3). Mesmo a turma INT2 tendo o dobro de alunos, ela obteve um desempenho médio maior devido ao auxílio dos monitores. A turma INT3 obteve uma média 7.6 no primeiro trimestre e 7.9 no segundo trimestre. Já a turma INT2 obteve, respectivamente, 7.7 e 8.1. Com tais resultados, conclui-se que o projeto teve uma boa utilização, tornando uma futura reimplantação não só possível como provável.

Programação, Ensino, Assistência, Monitoria.