Eduarda Rosina, Ramiro Nilson Barros, Daniela De Campos, Elisangela Muncinelli Caldas Barbosa
Médio - Técnico / Ensino

O projeto “Utilizando jogos no ensino médio: possibilidades didáticas para as disciplinas de Química e História” possui como objetivo o desenvolvimento de jogos para serem utilizados em sala de aula. Os jogos auxiliam os educadores no processo de diversificação dos métodos de ensino-aprendizagem e contribuem para melhorar a compreensão dos alunos sobre temas relacionados com essas disciplinas. Esse projeto deu continuidade a dois outros projetos independentes, realizados no ano anterior, reunindo os recursos e as experiências destes. Considerando o desenvolvimento dos jogos, foram necessárias pesquisas para que fosse obtido um determinado grau de aprofundamento dos conhecimentos com relação ao conteúdo que deveria ser trabalhado. As ideias sobre o formato que eles teriam precisaram ser debatidas para que a melhor abordagem fosse alcançada. Os materiais como tabuleiros, cartas e regras foram elaborados com base em jogos existentes. O design dos instrumentos utilizados foi modificado de acordo com o assunto abordado, cumprindo com a função de aproximar os alunos dos conteúdos de uma forma visual, com a associação de imagens. O projeto iniciou em maio, e conta até o presente momento com três jogos em fase de conclusão, e com previsão de, ao final, além destes, mais dois estarem finalizados. Previamente é possível afirmar que o projeto tem o potencial de fornecer conhecimentos sobre química e história para os alunos de uma forma não convencional e eficaz. Além disso, acredita-se que a utilização dos jogos no ambiente escolar seja uma forma dos alunos interagirem entre si. A utilização por parte dos professores dessa forma de ensino pode trazer benefícios não só em relação a assimilação dos conteúdos, como também a um maior envolvimento dos alunos com a disciplina. Por isso, a continuidade do projeto do mesmo modo que seu aprimoramento, tendem a gerar, futuramente, melhorias significativas nos resultados. A importância da presença de novas metodologias de ensino-aprendizagem, no ambiente escolar vem tornando-se cada vez mais clara, e é inegável a utilização de jogos como um recurso para tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso.

Jogos, Ensino-aprendizagem, História, Química.