QUAL O DIFERENCIAL DE ATUAÇÃO DE UM PROFESSOR COM FORMAÇÃO CONTINUADA EM RELAÇÃO AOS DEMAIS QUE SIMPLESMENTE CONCLUEM GRADUAÇÕES OU MAGISTÉRIO?
Marcos Henrique Bossardi Borges, Solane Trisch Konig
Pós Graduação / Pesquisa

A presente pesquisa em desenvolvimento, uma vez distinguidos grupos de professores que compactuam seu desempenho profissional à formação, na modalidade continuada, e que não mantêm formação nessa modalidade, atenta comparativamente ao empenho pela apropriação de elementos cotidianos próprios à realidade dos educandos, e na apresentação didática dos elementos curriculares formativos. A pesquisa busca a responder seguinte problemática : Cabe a afirmação de que a formação continuada de professores contribui para apropriação de elementos cotidianos dos estudantes do ensino fundamental, durante a prática das aulas ministradas? O estudo tem por objetivo geral identificar a importância da formação continuada de professores para apropriação dos elementos cotidianos dos alunos . Como objetivos específicos propõe - se: Analisar a conduta e dinâmicas utilizadas por professores com formação básica, dentro da sala de aula e o desenvolvimento de seus alunos, quanto a um professor com formação continuada e desenvolvimento dos seus alunos; Relacionar o desempenho do professor formação básica em docência ou GRADUAÇÃO com a evolução dos alunos, e comparar com um professor com formação CONTINUADA. Por se tratar de um estudo em andamento, serão utilizados as seguintes técnicas e metodologia de pesquisa: A partir da delimitação de indicadores funcionais, e à exposição do tema pretendido, o estudo proposto assume característica de pesquisa bibliográfica, e como estudo de caso de caráter qualitativo de analise etnográfica . Como método de coleta de dados será utilizada as técnicas de entrevistas estruturadas e semi estruturada e de observação. Quanto aos resultados, não há, nenhum dados a apresentar como parciais ou finais, pois o estudo se trata de uma pesquisa em andamento, no entanto, traz à essa jornada cientifica as seguintes hipóteses que podem contribuir para à resolução do problema proposto: A importância da formação continuada na docência; A não importância da formação continuada na docência: A falta de formação na docência reflete na formação discente?
.

formação continuada, docência, apropriação de conhecimento.