MEDIAÇÕES DO CONHECIMENTO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, O MUNDO DO TRABALHO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Osmar Lottermann, Isabella Alves De Cesaro, Elisângela Siqueira
Médio - Técnico / Pesquisa

O presente trabalho é parte de um projeto de pesquisa motivado pela percepção de que o Ensino Médio (EM) vem sendo objeto de intensos debates e alterações na legislação que o regulamenta. A pesquisa toma como referência o período de vigência da Lei 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), especialmente com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) de 1998, e as diretrizes vigentes a partir de 2012. Diante desse cenário, chega-se ao seguinte problema: qual o sentido do EM para os egressos desta etapa da Educação Básica? Esta pergunta se torna necessária, especialmente por estarmos em meio à aprovação e implementação de uma reforma do EM, em que a “Pedagogia das Competências” reaparece como referência. O objetivo é identificar a importância do conhecimento escolar de nível médio como mediação entre os conhecimentos científicos e as “competências” necessárias para o trabalho e a cidadania. Também, caracterizar a relação conhecimento científico/conhecimento escolar/práticas sociais/práxis/competências e identificar o papel das competências e ou condições para as práticas sociais desenvolvidas no EM, no mundo do trabalho, nas práticas políticas e na realização pessoal. Para alcançar esses propósitos, a pesquisa foi dividida em duas etapas, sendo uma bibliográfica e documental, enquanto a outra é um levantamento de campo (GIL, 2008). Esse levantamento foi realizado entre os alunos dos cursos subsequentes do Campus Farroupilha, através da aplicação de um questionário dividido em duas partes, sendo um com questões fechadas e outro com questões semiestruturadas. A análise dos conceitos empregados nas Diretrizes Curriculares, assim como o conhecimento prévio sobre os distintos momentos históricos em que foram produzidas, permite afirmar que elas cumprem o que está escrito na Constituição de 1988 e na Lei 9394/96, mas, expressam pontos de vista distintos. As diferentes interpretações resultam das mediações entre os interesses em disputa, no interior da sociedade brasileira, assim como buscam definir a relação entre o conhecimento cientificamente acumulado pela humanidade, a educação de nível médio e as práticas sociais. As mediações aqui são tomadas como categoria que possibilita identificar as diferentes intenções que existem na totalidade social (WILLIAMS, 2005). A pesquisa de campo está em fase de análise e deverá expressar resultados que nos permitam conhecer, ainda que de forma parcial, os sentidos que os egressos do EM dão a esta etapa da sua formação escolar, mas já abre espaço para uma reflexão a cerca desse sentido. Aos pesquisadores, tem viabilizado ampliar conhecimentos sobre os documentos que regem o EM brasileiro e o acompanhamento do debate nacional sobre a reforma proposta a ele. A pesquisa de campo será concluída com a análise dos dados e a elaboração de um artigo, publicado posteriormente.

Competências, Diretrizes Curriculares, Ensino Médio, Mediações, Mundo do trabalho.