Influência da distribuição de probabilidade no valor da incerteza de ensaios de dureza
Julia Perin, Daniel Antonio Kapper Fabricio, Lisiane Trevisan
Graduação / Pesquisa

Praticamente em toda medição feita em determinado material é possível observar incerteza nos valores medidos devido a vários fatores que influenciam esse resultado, gerando uma tolerância ou uma faixa de incerteza para o valor que foi mensurado. Um exemplo é a medição da dureza de materiais, nos quais podem ocorrer pequenas variações (mesmo sendo o mesmo material) em seus valores, por serem realizados de maneiras, em situações e em instantes diferentes. Existem muitas variáveis de incerteza associadas a uma medição e cada uma delas possui um comportamento estatístico distinto. O conhecimento das características do material tem grande importância quando se faz necessário escolher o material mais adequado para uma determinada aplicação, uma característica relevante é a sua dureza, sendo muito importante ter confiabilidade nos resultados. Poucos trabalhos avaliam a influência da distribuição de probabilidade estatística associada aos valores de entrada no resultado quando este é determinado pelo Método de Monte Carlo e pelo Método GUM, geralmente são utilizadas simplificações e aproximações. Sendo assim, o objetivo deste projeto de pesquisa é analisar a influência da distribuição de probabilidade nos resultados de incerteza de medição aplicada a ensaios de dureza. A partir de valores de dureza coletados em dois laboratórios diferentes, foi possível calcular a incerteza de medição pelo Método GUM (com o auxílio de uma planilha eletrônica) e pelo Método de Monte Carlo (com o auxílio do software Crystal Ball®, um suplemento da planilha eletrônica Microsoft Excel®) considerando diferentes tipos de distribuição de probabilidade como a distribuição normal, a distribuição retangular, a distribuição triangular e a distribuição t-student. Para cada tipo de distribuição de probabilidade estipuladas inicialmente esperam-se, como resultados, diferentes valores de incerteza para o ensaio de dureza. Ao calcular os valores de incerteza dos valores medidos foi possível constatar que as distribuições de probabilidade das fontes de incerteza alteram o valor da incerteza dos resultados dos ensaios de dureza.

Incerteza de medição, Distribuições de probabilidade, Ensaio de dureza.