Atendimento de Apoio Pedagógico para Alunos com Problemas Específicos de Aprendizagem no IFRS, Campus Farroupilha: possibilidades e desafios
Patricia Barboza Cardoso, Débora Zeni Vargas, Daniela Fracasso, Claudia Medianeira Alves Ziegler, Claudia Terra Do Nascimento Paz
Graduação / Ensino

Falar em redução de desigualdades implica, em nosso posicionamento, em falarmos de equidade educacional, tanto da perspectiva do ingresso, quando da permanência estudantil, com condições reais de aprendizagem. Para tanto, parte-se do pressuposto de que é através de uma educação de qualidade que os sujeitos diversos conseguirão exercitar sua cidadania, usufruindo de uma vida mais justa e menos desigual. No entanto, ainda vivemos em um tempo no qual, graças à incompetência que temos de trabalhar com as diferenças, muitos estudantes são marcados pela reprovação e pelo preconceito e, apesar da educação constituir-se em direito constitucional de todos, ainda não conseguimos derrotar o caráter excludente da escola. É nesse contexto que se insere o projeto de ensino ora apresentado, o qual trata do desenvolvimento de ações pedagógicas especializadas, voltadas para alunos do IFRS, Campus Farroupilha, que possuem problemas específicos de aprendizagem. O projeto objetiva atuar em prol do desenvolvimento de habilidades metacognitivas e executivas superiores, que facilitem as aprendizagens curriculares dos alunos, através do desenvolvimento das habilidades específicas de atenção, concentração, memória, percepção, controle inibitório, flexibilização cognitiva, organização para os estudos e motivação. A partir de avaliação pedagógica inicial, as atividades são planejadas e executadas individualmente com os alunos e ocorrem uma vez por semana, a partir do método do estudo de caso, buscando ofertar um espaço onde os alunos consigam, também, refletir sobre suas aprendizagens e dificuldades. No ano de 2018 estão participando seis alunos, com diversas características. Nossa expectativa é que, para além do sucesso escolar dos estudantes, o projeto consiga mobilizar o Campus, visibilizando as diferenças nas possibilidades de aprender na educação profissional, institucionalizando o Atendimento Educacional Especializado, que, apesar de ser direito de boa parte do público do projeto, ainda não é realidade em nossa Instituição de Ensino.

problemas específicos de aprendizagem, atendimento de apoio pedagógico, educação inclusiva.