Campus da Gente - Desenvolvimento de atividades de interação com a comunidade
Caroline Caprini Da Silveira, Natália Perottoni, Deise Inara Dagnese
Médio - Técnico / Extensão

O programa Campus da Gente foi criado com o intuito de aproximar a comunidade interna com a comunidade externa do campus, assim como potenciais alunos do IFRS Campus Farroupilha, criando projetos que auxiliem essa aproximação, gerando visibilidade para a instituição. É perceptível a necessidade do enraizamento do nome do Campus Farroupilha em nossa comunidade, assim como o esclarecimento sobre quem somos como instituição e nosso funcionamento. A criação de ações que envolvam a comunidade escolar e externa de forma ativa é necessária para a criação de vínculos de pertencimento, o que facilita o conhecimento em relação à instituição. O programa também visa estimular o processo criativo em diferentes áreas de conhecimento, oferecendo oficinas e projetos cujo objetivo é enriquecer a visão de mundo do participante e oportunizar aos estudantes uma ampliação em sua percepção da realidade. Como objetivos específicos, o programa procura desenvolver e gerenciar projetos como o Núcleo de Comunicação, oficinas de artes, visitações de escolas no campus; participação em eventos locais e regionais; oferecer oficinas nas escolas do município criando um intercâmbio cultural entre o IFRS e as diferentes escolas públicas da região, gerando um reconhecimento da instituição pela comunidade em geral e atraindo novos alunos. A metodologia do programa baseia-se na criação e execução de projetos, como postagens nas redes sociais e materiais de divulgação dos cursos e palestras; divulgação de notícias em formato de vídeos como À La Minuta News; divulgação de eventos nas áreas de comunicação e cultura, oficinas e palestras dos mais variados assuntos, criando uma troca de saberes entre discentes, servidores e público externo ao Campus. O programa trabalha com a relação entre ensino, pesquisa e extensão, priorizando a troca de conhecimento entre as partes envolvidas. É uma iniciativa necessária que promove o reconhecimento da instituição e suas ações no município e na região, o que gera um crescimento da instituição no meio acadêmico. Os resultados até o momento são promissores, já que as ações realizadas aumentaram a visibilidade do campus perante a comunidade externa como demonstra o aumento nas interações e no número de seguidores nas redes sociais, assim como melhoram a comunicação interna, além de fortalecerem a imagem do campus como um todo. Além disso os quadros pensados pela equipe como o Conta Pra Gente e o História de Aluno tem criado uma participação maior do alunos na divulgação da instituição.

Comunicação, IFRS, Comunidade externa, Extensão.