Detalhes do Trabalho
Título do Trabalho
IF(em)Cena
Autor(es)
Paula Caroline Werner, Nadine De Souza Hensel, Denis Gripa
Nível / Modalidade
Médio - Técnico / Extensão
Resumo

A aproximação entre arte, cultura e educação é uma questão que deve ser refletida em qualquer instituição de ensino. No que tange aos Institutos Federais (IF’s), pensar nesta aproximação torna-se essencial na medida que os IF's se materializam como uma instituição que tem como objetivo a formação integral do indivíduo, integrando trabalho, cultura, ciência e tecnologia através de seus processos educativos. Em busca da criação de espaços de convivência e para a ampliação da socialização de diferentes públicos (discentes, docentes e técnico-administrativos) que integram e constituem o IFRS Campus Farroupilha, o projeto de extensão IF(em)Cena tem como objetivo propiciar às pessoas um contato com a área artística, em especial, o teatro, proporcionando uma melhor integração e interesse, qualificando o olhar sobre tal prática, assim como um engajamento nas atividades propostas.Inicialmente, o trabalho foi desenvolvido com pesquisas sobre gêneros teatrais, e discussões sobre os mesmos entre bolsistas e professor orientador, para se ter um melhor conhecimento na área. Em seguida, foi proposto que o produto final seria a apresentação de esquetes produzidas e escritas pelas bolsistas, com elenco do campus, mas antes foram e estão sendo realizadas oficinas teatrais para todos os interessados do campus. Para a realização dessas oficinas, foi necessária a definição de temas para cada uma delas, como por exemplo: criatividade, expressão corporal, improvisação, entre outras, assim como a pesquisa de atividades para serem executadas com os indivíduos. Em consonância, a escrita das esquetes foi sendo realizada, como também a pesquisa e estudos sobre posteriores oficinas que seriam dadas. Acerca das oficinas realizadas, destaca-se o bom envolvimento das pessoas que participaram do projeto, que cumpriram muito bem as atividades propostas. Observa-se também que algumas dificuldades foram encontradas ao longo do processo, como por exemplo, a baixa adesão inicial as oficinas, o que levou a repensar as estratégias de divulgação das mesmas. Conclui-se até o presente momento, que apesar de algumas dificuldades no processo de condução desse projeto de extensão, o próprio projeto ensina várias coisas, na medida em que também consegue-se levar ensinamentos e reflexões com o olhar do teatro para o público do campus.

Palavras-Chave
Teatro, Educação, Cultura.