PROJETO MECÂNICO A SERVIÇO DA ACESSIBILIDADE: INVESTIGAÇÃO EM ENGENHARIA A PARTIR DA METODOLOGIA DE PROJETOS
Jordan X Jordan Gulden, Adelano Esposito, Claudia Terra Do Nascimento Paz, Giacomo Gai Soares, Cassio Battisti
Graduação / Pesquisa

O projeto de educação inclusiva mencionado na Constituição Federal de 1988 assegura, a partir de ações do Poder Público, a educação para todos em sua forma mais ampla. Muito embora o acesso e a permanência dos alunos em instituições públicas tenha o aparo da Constituição Federal, a dificuldade em se estabelecer um padrão de acessibilidade correto nas dependências destas instalações, laboratórios e equipamentos continua deficitário e está longe de ter uma solução apenas por parte das autoridades. Diante deste cenário, como viabilizar melhores condições de acessibilidade às pessoas com deficiência dentro de uma instituição de ensino mediante o desenvolvimento de inovações tecnológicas eficientes? Atendendo ao exposto, o trabalho que segue consiste na idealização e construção de um dispositivo mecânico capaz de prover acessibilidade às pessoas com deficiência física numa instituição de ensino. Para tal, utilizamos uma metodologia de projeto para conduzir este trabalho de forma mais ramificada e ordenada com base nos seguintes preceitos: inicialmente, investigamos as necessidades específicas do usuário, levando-se em consideração seu quadro patológico, a fim de detectar o grau de comprometimento motor que a indivíduo apresenta, assim como quais as posturas adequadas para confecção e aplicação das adaptações. Em seguida, realizamos uma pesquisa nas mais diversas fontes quanto a existência de dispositivos de adaptação capazes de atender às necessidades do usuário em face, com o propósito de subsidiar a idealização do projeto conceitual. Posteriormente, na etapa de dimensionamento, definimos as formas das peças, os tipos de materiais, processos de manufatura apropriados entre outros elementos de máquinas que assegurem a exequibilidade e funcionamento da cadeira de rodas. Finalmente, em posse de um projeto dimensionado e detalhado, partimos para a etapa de fabricação. Com os resultados obtidos até então é possível afirmar que o protótipo idealizado é funcional, porém, são necessárias algumas adequações e ajustes, tais como: remoção de folgas do mecanismo de elevação; modificação do sistema de transmissão e movimentação das rodas, instalação dos acessórios apropriados para a acomodação e conforto de usuário e testes finais, ao termino deste projeto esperasse que seja provocada uma reflexão acerca do papel social do engenheiro em relação às demandas da sociedade por acessibilidade.

Projeto mecânico, Metodologia de projeto, Acessibilidade, Dispositivos de adaptação, Cadeira de rodas..