Projeto Egressos: diagnóstico e relacionamento de egressos no Campus Farroupilha
Alana Luisa Schlieck, Michele Oliveira Da Silva Franco, Carolina Wiedemann Chaves, Thais Roberta Koch, Pâmela Perini
Graduação / Extensão

O presente projeto de extensão está sendo conduzido pelo Setor de Ensino e a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional do IFRS Campus Farroupilha. Algumas reflexões mobilizaram sua elaboração, como o papel e a responsabilidade institucional quanto ao êxito na trajetória acadêmica dos estudantes e os impactos dos programas dos cursos na caminhada profissional de seus egressos. Os egressos possuem uma visão de todo o processo de ensino, avaliando o perfil profissional proposto pelo curso e a formação oferecida, bem como uma percepção sobre empregabilidade e inserção no mundo do trabalho. Por este projeto, deseja-se conhecer o perfil dos estudantes já formados no IFRS Campus Farroupilha e, por meio deles, diagnosticar fatores que podem ser melhorados nos respectivos cursos ofertados pela instituição. Ainda, pretende-se favorecer uma aproximação entre egressos e instituição, viabilizar a comunicação entre egressos e alunos para a troca de experiências e propagar o sentimento de pertencimento dos discentes e egressos em relação à instituição. O trabalho iniciou com a coleta de dados, no sistema de registro acadêmico (SIA), sobre os ex-alunos formados até 2017 nos doze cursos regulares ofertados no campus desde sua implementação. Considerando todos os níveis e modalidades (técnico integrado, técnico subsequente/concomitante, superior e pós-graduação), totalizaram-se, 422 egressos. Para primeira aproximação entre instituição e egressos, foi elaborado um questionário eletrônico. O formulário foi testado e, após alterações, disponibilizado, no site institucional e por e-mail, para respostas pelos egressos durante um mês. Foi criado o e-mail “egressos@farroupilha.ifrs.edu.br” para facilitar a comunicação com os ex-alunos. Obteve-se o retorno de 85 respondentes. A maioria reside em Farroupilha e Caxias e apenas 8,2% estão desempregados. Um resultado observado e que se destaca é: 94% dos respondentes recomendariam o curso feito no IFRS Campus Farroupilha para outras pessoas. Dentre estes, 77,9% informaram como principal motivo a qualidade no ensino, 48,83% devido à estrutura do Campus e 41,86% devido à matriz curricular. Os aspectos que os egressos assinalaram que devem ser aprimorados para a melhor qualificação profissional incluem: atividade práticas (57,1% dos respondentes), matriz curricular (41,7%) e visitas técnicas (36,9%). Muitos desejam um reencontro dos egressos e/ou cursos ou seminários para atualização. O aluno é parte fundamental de uma instituição de ensino; portanto, destaca-se a importância do envolvimento destes inclusive após a conclusão de seus cursos, para compartilhar experiências e saberes do mundo do trabalho e identificar as potencialidades e fragilidades da instituição e dos cursos, assim contribuindo para um contínuo processo de melhoria.

Egressos, Relacionamento, Ensino, Avaliação Institucional.