CRIAÇÃO DA BIBLIOTECA VIRTUAL DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DO IFRS, CAMPUS FARROUPILHA
Caroline Perroni, Claudia Terra Do Nascimento Paz, Thiele Rodrigues Lemes Mietkewicz, Miquéias Farias Da Silva, Felipe Martin Sampaio
Graduação / Ensino

Muito se discute atualmente acerca das necessidades educacionais específicas de aprendizagem. Tenta-se, através das várias vertentes teóricas, chegar a um entendimento acerca dos conceitos envolvidos nessa trama, suas principais características e etiologias. No entanto, pouco se discute sobre esse tema na realidade escolar. Fato interessante, já que para as vertentes mais críticas de entendimento, parte dessa equação perpassa os próprios projetos político-pedagógicos construídos nas escolas. Tentando auxiliar em parte desta equação, o trabalho, ora apresentado, tem o intuito de criar uma biblioteca virtual de recursos digitais inclusivos, disponíveis gratuitamente, para utilização no ensino médio, através do levantamento de recursos digitais inclusivos gratuitos, possíveis de serem utilizados pelos professores e alunos do Campus, em prol de uma condição de aprendizagem mais dinâmica e inclusiva. Entende-se por objetos de aprendizagem todo e qualquer recurso de aprendizagem, seja vídeo, imagens, jogos ou simulações, e que tenha as informações necessárias para o desenvolvimento do conhecimento, de forma estruturada, esclarecendo os objetivos pedagógicos. Neste sentido, a biblioteca virtual poderá auxiliar tanto os docentes na escolha de novos métodos de ensino, quanto os discentes a descobrirem novas maneiras de aprender conteúdos mais complexos. A metodologia escolhida foi a de projetos de trabalho, através da qual será criada a biblioteca no software Pingendo e os objetos de aprendizagem a serem adicionados serão pesquisados em outros bancos de dados gratuitos já existentes. Por fim, a plataforma será disponibilizada para acesso aos docentes e discentes do Campus e servirá como um recurso digital no auxílio do processo de ensino-aprendizagem. Até o presente momento, foi desenvolvido um protótipo da biblioteca para posterior teste, além da escolha e organização dos objetos de aprendizagem que serão adicionados à plataforma. Ressalta-se a importância da criação da biblioteca diante do objetivo maior do projeto de ensino, o qual refere-se à concretização de um contexto institucional escolar mais inclusivo no IFRS, Campus Farroupilha.

biblioteca virtual, objetos de aprendizagem, processo de ensino-aprendizagem, educação inclusiva.