Habitat de Inovação do IFRS Campus Farroupilha
Rafael Corrêa, Carolina Wiedemann Chaves, Vitor Tumelero Valente, Marcelo Schardong, Marcos Felipe Girelli
Graduação / Extensão

Em 2018 duas ações de extensão foram propostas no IFRS Campus Farroupilha: a Increase, incubadora de base Tecnológica; e o IdeaLab, laboratório de fabricação digital no modelo de FabLab. Ambos os projetos foram contemplados no edital de fomento aos habitats de inovação e de empreendedorismo do IFRS tendo em vista o atendimento de demandas não somente do público interno, mas também do público externo ao campus. Dentre os objetivos desses projetos, um dos principais é criar e fortalecer as relações com a comunidade externa, trazendo estudantes e profissionais para o campus para o exercício das culturas empreendedora e do “faça você mesmo”. Em 2019 ambos os projetos estão vigentes como programas de extensão e compõe o Habitat de Inovação do IFRS Campus Farroupilha. No final de 2018 o espaço físico da Increase foi organizado e no primeiro semestre de 2019 foi publicado o edital de pré-incubação, que resultou na seleção de três projetos até o fim do mesmo ano. Os selecionados recebem suporte de consultores a fim de maturar suas ideias. Como resultado do processo se terá o negócio melhor estruturado, bem como um protótipo criado e validado. Ressalta-se que os projetos pré-incubados utilizam as possibilidades do IdeaLab para idealização. Já o IdeaLab possui equipamentos e componentes de eletrônica analógica e digital; duas impressoras 3D; um mini torno; uma máquina de corte a laser e uma roteadora CNC. O espaço é aberto ao uso de qualquer estudante ou servidor do IFRS dentro dos horários de atendimento ao público. Três bolsistas recebem o interessado e o capacitam para o uso do equipamento de interesse. O usuário, após capacitado, fica livre para utilizar os equipamentos nos horários de abertura ao público, seguindo a filosofia do “faça você mesmo". Desde 2018 o espaço vem sendo utilizado, principalmente, para a realização de projetos de disciplinas dos cursos de Engenharia Mecânica e de Controle e Automação e Técnico em Eletrotécnica e Eletrônica do campus. Também, dá suporte para projetos, com destaque para uma mão robótica impressa em 3D que reproduz os movimentos da Língua Brasileira de Sinais, além de suporte à infraestrutura, como as fechaduras eletrônicas de laboratórios do campus e na criação de mapas táteis dos campi do IFRS destinados às pessoas com cegueira ou baixa visão. Projetos internos também são desenvolvidos pelos bolsistas, como a construção de uma impressora 3D, de uma extrusora de filamentos para reciclagem de impressões descartadas e de uma máquina para termoformagem de polímeros a vácuo. Minicursos de uso das impressoras 3D e da máquina de corte além e de programação em Arduino foram realizados na Semana Acadêmica das Engenharias e 2019, com previsão de nova oferta durante o PEnsE. Com base nas ações realizadas até o momento e na procura pelos serviços, conclui-se que o IdeaLab e a Increase estão em processo de estruturação, consolidação e de aumento de visibilidade, necessários para o atendimento dos objetivos destas ações.

Incubadora tecnológica, Empreendedorismo, Inovação, Fabricação digital, Cultura maker.