Trigonometria com o Inclinômetro
Itamar Bianchi, Delma Tania Bertholdo
Médio - Técnico / Ensino

Resumo: O objetivo deste trabalho é a construção de um medidor de ângulos (inclinômetro), bem como seu respectivo uso relacionando-o com os cálculos da trigonometria no triângulo retângulo. A necessidade de medir alturas de determinados objetos os quais não temos acesso, tais como a medição da altura de um prédio ou a distância a que estamos de um determinado ponto, pode ser feita apenas com uma das medidas e um ângulo, utilizando-se dos cálculos da trigonometria do triângulo retângulo. Para realizar este trabalho, montou-se um inclinômetro (medidor de ângulos) utilizando-se de peças simples de madeira, transferidor escolar, caneta laser para a marcação do ponto de observação e outros materiais como parafusos para fixações, fio de nylon, cola quente e pesos diversos para manter o fio esticado para leitura do ângulo. A montagem é relativamente simples e pode ser realizada em qualquer lugar. Com a montagem do inclinômetro concluída e o auxílio de uma trena, foi escolhido uma porta comum de casa, com as medidas conhecidas tanto em altura como a distância a qual se está do objeto, a fim de proceder a aferição no aparelho. Mediu-se a altura do observador do chão até os olhos (d) e a distância do observador até a porta (b). Com o inclinômetro na altura dos olhos mirou-se a parte superior da porta e anotou-se a leitura do ângulo (α) proporcionada por essa visão. Através da função trigonométrica da tangente, foi possível calcular a altura da porta observada com o clinômetro. A seguir, procedeu-se a medição da altura da porta com a trena, sem inclinômetro, para comparação de medidas. Com este teste, repetido diversas vezes, verificou-se que o inclinômetro forneceu uma exatidão de 98% em suas medidas de altura da porta em estudo. A partir disso, o aparato foi levado à campo para realizar as diferentes medições de ângulos e distâncias. Efetuou-se medidas de uma araucária, postes de energia de alta e baixa tensão e um reservatório de água. Com estas medidas realizadas, foi possível calcular suas alturas de forma simples já que, em todas elas, estava disponível o aparato, as distâncias e os ângulos das medições. Embora o inclinômetro esteja disponível em smartphones e equipamentos digitais, a matemática está presente nos principais conceitos desses dispositivos, mas não é facilmente perceptível. Conclui-se que o inclinômetro artesanal, por mais simples que seja, é um aparato eficiente, de compreensão de conceitos matemáticos e importante para a realização de diferentes medidas de ângulos e em diversos campos de atuação, desde um simples apontamento de uma antena a várias aplicações nos campos da engenharia.

Matemática, Inclinômetro, Trigonometria.