English Is Fun
Guilherme Fanton, Lucilene Bender De Sousa, Amanda Ariotti Arsego
Médio - Técnico / Ensino

As aulas de inglês no ensino médio normalmente reúnem estudantes provenientes de diferentes escolas que possuem experiências prévias com o idioma diversas, o que se reflete em grandes diferenças de conhecimento. Na mesma turma há alunos de nível básico a avançado. Essa disparidade traz inúmeros desafios aos professores os quais precisam buscar atividades que possam envolver e motivar a todos. Sabendo disso, o projeto English is Fun tem como objetivo construir atividades lúdicas de inglês básico e intermediário voltadas a estudantes do ensino médio, buscando diminuir as disparidades e incentivar os alunos na aprendizagem do idioma. A proposta inicial do projeto previa a construção de atividades físicas para serem utilizadas nas aulas presenciais. Porém, devido à pandemia, a proposta teve que ser adaptada, incluindo a produção de materiais online que possam ser aproveitados também nas aulas remotas ou em aulas presenciais com uso da tecnologia. As atividades são selecionadas e planejadas em reuniões quinzenais nas quais participam toda a equipe do projeto. Em seguida, os dois bolsistas trabalham na produção das atividades que, quando concluídas, são avaliadas e discutidas novamente pela equipe. Buscamos selecionar atividades diversas, de diferentes conteúdos, focando não apenas no vocabulário e na gramática, como também em assuntos relacionados às temáticas históricas, culturais e transversais. As atividades produzidas são armazenadas em um site HTML, hospedado no servidor do IFRS - Campus Farroupilha, no endereço: https://web.farroupilha.ifrs.edu.br/englishisfun/English%20is%20Fun/index.html. O site, construído pelos bolsistas, já conta com mais de 10 atividades lúdicas online, incluindo quizzes, cruzadinhas e jogos audiovisuais, além de folhas de atividades e ideias de jogos para praticar o inglês com os alunos durante as aulas presenciais. As atividades ainda não foram aplicadas, mas logo serão, pois pretendemos utilizá-las em uma oficina a ser ofertada no PEnsE. Já as atividades físicas produzidas terão que esperar o retorno das aulas presenciais para serem testadas. Os objetivos do projeto têm sido parcialmente alcançados, visto que a sua adaptação ao formato online impossibilitou a construção de muitas atividades físicas pela falta de acesso aos materiais necessários para a sua confecção. Por outro lado, essa adaptação resultou em novos caminhos metodológicos e expandiu o alcance do projeto uma vez que o site é de acesso aberto ao público, possibilitando que as atividades produzidas no projeto possam beneficiar docentes de todas as partes do país.

Inglês, Ensino, Diversão.