“No final ficam os cedros”: compreendendo a Guerra Civil Libanesa através da Literatura
Thomaz Zamboni, Luana Bellini Klein, Natália Muller Abich, Daniela De Campos, Cinara Fontana Triches
Médio - Técnico / Ensino

Este trabalho é um desdobramento do projeto de ensino “História e Literatura: entrelaçando saberes no Ensino Médio”, o qual tem por objetivo discutir a possibilidade de utilizar obras literárias, em especial romances históricos, como ferramenta didática para alunos do Ensino Médio. Neste recorte analisou-se a obra “No final ficam os cedros”, escrita pelo autor, nascido na Jordânia, Pierre Jarawan. O livro tem como pano de fundo a Guerra Civil Libanesa (1975-1990) e suas consequências para o povo libanês. Nesse sentido, narra a história de Samir, um garoto que nasceu e cresceu na Alemanha após seus pais fugirem do Líbano por conta da Guerra Civil. Aos 8 anos, seu pai desaparece misteriosamente e, 20 anos mais tarde, Samir vai ao Líbano em busca de respostas. A partir dessa obra é possível ter um panorama de como ocorreu a Guerra naquele país e suas relações com eventos no presente, além de nos fazer conhecer e buscar mais informações de eventos que não são corriqueiramente tratados em sala de aula (neste caso, eventos do Oriente Médio). Tendo em vista que é uma obra muito recente (lançada pela primeira vez em 2016), é possível perceber como a escrita se adapta ao período que estamos vivendo e, com isso, estabelece paralelos com outras obras de outras épocas estudadas, compreendendo assim, as mudanças da escrita com o passar tempo. Ademais, os personagens são muito bem construídos, fazendo o leitor se sensibilizar e entender o sentimento dos mesmos. Ainda não é possível apontar os resultados do projeto, tendo em vista que ainda está em andamento, no entanto, como resultados parciais, indica-se a análise de obras que se relacionam com o projeto, como a retratada nesta apresentação, realização de reuniões de estudo sobre o tema estudado e organização de lista de obras (em construção). Por fim, entendemos que o projeto e a análise de obras, como “No final ficam os cedros”, a partir da perspectiva das duas áreas mencionadas, pode contribuir para melhor aprendizagem e compreensão dos alunos acerca de eventos históricos e literários, além de ser um grande incentivo à prática da leitura.

História, Literatura, Guerra Civil Libanesa.