Programa de iniciação científica da OBMEP
Nicole Pisoni Da Silva, Enzo Daniel Zardo, Ruana Schneider
Médio - Técnico / Extensão

O Programa de iniciação científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP) é um dos projetos de extensão que o Instituto Federal Campus Farroupilha proporciona. Este projeto do IFRS é vinculado ao programa nacional mantido pelo Instituto de matemática Pura e Aplicada (IMPA), originalmente, destinado a alunos medalhistas em olimpíadas anteriores. O objetivo principal é preparar jovens que sentem interesse pela Matemática para futuras Olimpíadas. Além disso, incentivar o estudo e aprofundar conteúdos que naturalmente não são abordados com tanta riqueza de detalhes na escola. As atividades são direcionadas aos alunos de instituições públicas de Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino Médio do Município de Farroupilha. No IFRS Campus Farroupilha, não é necessário ter nenhum tipo de premiação em olimpíadas anteriores pra participar. Os alunos interessados podem ser voluntários ou bolsistas (medalhistas mantidos pelo IMPA). No ano de 2019, o projeto tinha encontros eram presencias que ocorriam semanalmente durante 8 meses, com uma média de 30 participantes. Nestes encontros, com o auxílio da professora, os alunos realizavam listas de exercícios, atividades dinâmicas e avaliações, seguindo o material de apoio disponibilizado pelo programa nacional. Em decorrência da pandemia da Covid-19, em 2020, alguns ajustes tiveram que ser feitos, como por exemplo: os encontros foram realizados quinzenalmente e de forma online, fazendo com que assim, em média 50 alunos de 11 municípios da região da serra Gaúcha pudessem assistir às aulas. Os mesmos participaram gravando vídeos com suas resoluções das atividades propostas, que foram apresentados para o resto da turma nos encontros da turma via Google meet. Todos os participantes foram cadastrados na plataforma mantida pelo programa nacional, onde são realizadas avaliações e atividades relacionadas aos conteúdos estudados durante os encontro. Neste ambiente, os alunos também podem desenvolver habilidades relacionadas à digitação em LaTeX e GeoGebra. No ano de 2020 o projeto contou com dois alunos bolsistas, estudantes dos cursos Técnicos Integrados do IFRS campus Farroupilha, que participaram como alunos na turma do Ensino Médio e como monitores na turma dos alunos de 8º e 9º ano. Mesmo que, em 2020, a OBMEP não tenha acontecido, pode-se perceber comprometimento e esforço dos envolvidos para o máximo de aprendizado possível. Dos 54 alunos inscritos inicialmente no projeto, 41 concluíram todas atividades, que se encerraram em dezembro de 2020.

OBMEP, Matemática, Olimpíadas de Matemática.