O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDATICVO DE/PARA CINEMÁTICA DE MECANISMOS ARTICULADOS: UMA ABORDAGEM MATRICIAL COM APLICAÇÃO COMPUTACIONAL
Fernando Palha, Felipe Rodrigues de Freitas Neto
Graduação / Ensino

O componente curricular de Mecanismo e Dinâmica de Máquinas está presente na base curricular de todos os cursos de Engenharia Mecânica do país, indispensável para a formação profissional dos futuros egressos. No Brasil ainda são usadas abordagens antigas, os alunos se veem desenhando à mão vetores de posição, velocidade, aceleração e força sendo que o uso de computadores está presente atualmente. Talvez a causa disso seja a escassez de material na Língua Portuguesa que usem abordagens mais modernas. Este projeto tem como objetivo amenizar essa escassez desenvolvendo um material didático que possa ser usado como referência no ensino da cinemática dos mecanismos e sistemas articulados utilizando a abordagem matricial e com aplicações computacionais. Para seu desenvolvimento é proposto uma metodologia às avessas, em que o professor e seu material são avaliados de forma contínua pelos alunos. Deseja-se que no final do projeto todo o material seja reunido para revisão e futura publicação.

Dinâmica de Máquinas, Abordagem matricial, Aplicação computacional, Material didático.