Arranjos produtivos, sociais e culturais locais na Educação Profissional: reflexões em curso
Elisângela Siqueira, Gisele Schwede, Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho Zanin, Osmar Lottermann, Luciano Pereira
Pós Graduação / Pesquisa

Os arranjos produtivos locais se tornaram um referencial importante para as políticas públicas que objetivaram a democratização do desenvolvimento econômico no país e o combate às desigualdades sociais e regionais. A temática geral na qual se insere este projeto de pesquisa é o papel da escolarização para o mundo do trabalho e das realizações humanas como um todo. Especificamente, tem como enfoque o papel da educação profissional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criados com o compromisso de produzir conhecimento através da pesquisa, da extensão e do ensino técnico e tecnológico, de forma articulada aos arranjos produtivos locais e regionais. Este estudo objetiva analisar como o conceito de arranjos produtivos, sociais e culturais locais é compreendido e acolhido pelos servidores na definição dos rumos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Educação profissional e tecnológica, Arranjos produtivos, Servidores.